Veja como a alimentação interfere na saúde da pele

A alimentação é importante para tudo no nosso organismo. É por meio dela que são obtidos todos os nutrientes que vão garantir que cada função seja desempenhada corretamente, inclusive para a manutenção da saúde da pele.

Veja a seguir como deve ser uma boa alimentação e a principal função dos nutrientes na tarefa de fazer com que a saúde da pele receba benefícios.

Boa alimentação deve ser hábito

Muito provavelmente você já sabe que usar protetor solar, deixar de fumar, remover a maquiagem antes de dormir e beber bastante água são medidas bastante eficazes para manter a saúde da pele. Quem diz isso é a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como deve imaginar, isso deve ser feito todos os dias e não apenas em ocasiões específicas. Do contrário, essas medidas podem não ter efeito esperado. Isso também vale para a alimentação.

Não adianta seguir as orientações para um cardápio saudável e equilibrado só em algumas refeições ou em alguns dias da semana. Criar o hábito de comer direitinho é essencial – e não só para a saúde da pele, mas para a saúde como um todo.

Então, confira as dicas a seguir e faça os ajustes necessários na sua rotina para que elas sejam parte do seu estilo de vida.

Saúde da pele depende de nutrientes

A saúde da pele se reflete na aparência que ela tem. Independentemente do tipo de pele, as principais características disso são: elasticidade, firmeza, hidratação, viço e até ausência de rugas, cravos e espinhas.

Para que tudo isso venha à tona na superfície, é preciso que alguns elementos que ficam em camadas mais profundas da pele possam cumprir sua função de forma adequada.

É o caso das fibras de colágeno e elastina, que dependem de diversos nutrientes para se manterem firmes e fortes.

Assim, a alimentação que favorece a saúde da pele é aquela que é rica em proteínas, água, legumes, verduras e frutas. Esses são os ingredientes que fornecem todas as vitaminas e minerais necessários para uma aparência radiante!

Vamos conferir algumas funções desses nutrientes:

  • Vitaminas A, C e E – Têm ação antioxidante, que ajuda a evitar o envelhecimento precoce, e antibactericida, que atua na prevenção de acne.

Onde tem? Vegetais alaranjados (cenoura, abóbora, manga), frutas cítricas (acerola, limão, laranja) e nos peixes.

  • Fibras – Elas mantêm o intestino funcionando bem, o que é essencial para que o corpo absorva corretamente todos os nutrientes que você vai consumir. Em alguns casos, a prisão de ventre pode ser a causa de acne, então, vale atenção.

Onde tem? Verduras, legumes, frutas com casca e/ou bagaço, cereais integrais.

  • Proteínas – Fornecem os aminoácidos essenciais para a formação e manutenção do colágeno e da elastina (as estruturas que dão sustentação para a pele).

Onde tem? Carnes, ovos, peixes, leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha), nozes e castanhas.

O que pode prejudicar a saúde da pele?

Da mesma forma que existem alimentos benéficos, existem aqueles que podem prejudicar a saúde da pele. É o caso do açúcar.

Quando consumido em excesso, ele desencadeia uma reação química chamada glicação, que destrói as fibras de colágeno e elastina, contribuindo com envelhecimento da pele. Portanto, risque do cardápio: doces, refrigerantes, sucos de caixinha e produtos industrializados em geral.

Você sabia que, como o açúcar é um ótimo conservante, ele é usando em grande quantidade em produtos industrializados, inclusive em receitas salgadas como molho de tomate enlatado e ketchup? Vale ficar de olho!

Precisa de orientações específicas de cuidados com a pele? Fale com a gente! Para mais dicas e novidades em dermatologia, continue navegando no blog!

Leave a reply