Antes, vamos entender o que é o ácido hialurônico. É uma substância naturalmente presente no organismo e que pode atuar como um lubrificante, absorvendo choques em partes móveis do corpo como as articulações. O ácido hialurônico também atua preenchendo o espaço entre as células, e é isso que mantém a pele lisa, elástica e bem hidratada. A notícia ruim é que, com o passar do anos, a concentração dessa substância na pele diminui. O resultado é o ressecamento e o aparecimento de rugas.

Como é feito o preenchimento

O preenchimento com ácido hialurônico é a aplicação da substância em camadas profundas da pele. Para isso, são usadas agulha e seringa. Mas não precisa se preocupar: o dermatologista também aplica um anestésico tópico e você só vai sentir uma “picadinha”.
Durante o procedimento, já é possível sentir a pele se levantando e naturalmente preenchendo o espaço deixado por sulcos, rugas e cicatrizes. Como um dos principais objetivos do preenchimento com ácido hialurônico é repor o volume perdido com o tempo, é possível usar a técnica para remodelar o contorno do rosto e, principalmente, tratar as olheiras.
Importante dizer que, após a aplicação do produto, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada, mas isso se resolve em pouco dias. Alergias, gestação, amamentação, doenças prévias e uso de medicação rotineira devem ser informados ao médico. O risco de alergia é raro porque o ácido hialurônico é produzido pelo corpo.
Em geral, é recomendado que o preenchimento com ácido hialurônico seja realizado em combinação com outros procedimentos como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings. Converse com o dermatologista para saber o que é indicado no seu caso.

Indicações do ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para os mais variados objetivos. Os mais comuns são os tratamentos contra olheiras, rugas, cicatrizes e sulcos. O “bigode chinês”, aquele que se forma do canto do nariz ao canto da boca costuma ser um alvo bastante popular desse tipo de procedimento.
Além disso, o preenchimento pode ser utilizado na correção de cicatrizes de acne, reposição de volume em áreas do rosto onde você perdeu gordura e sustentação, flacidez causada pelo envelhecimento e redefinição de contorno e volume dos lábios (outro procedimento que é queridinho nos consultórios!).
O ácido hialurônico também é usado na formulação de cremes. Ao serem aplicados na pele, eles promovem uma hidratação profunda, já que a substância tem a capacidade de atrair água. Assim, esse tipo de produto pode ser um ótimo aliado na prevenção do envelhecimento, além de melhorar a textura da pele e o aspecto de rugas e vincos. Fale com um dermatologista para ter indicação de produtos específicos para o seu caso e tipo de pele.

Quer saber mais dicas e novidades em dermatologia? Tem aqui no blog!