Celulite é o depósito de gordura embaixo da pele, que ganha um aspecto ondulado tipo “casca de laranja”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o problema afeta cerca de 95% das mulheres e tende a ocorrer em áreas onde a gordura está sob a influência de hormônios. Quadril, coxas e nádegas são os principais alvos. Para muitas, eliminar a celulite é fazer as pazes com o próprio corpo.

O que causa a celulite

Antes de tudo, vale dizer que a obesidade não está diretamente ligada ao problema. Tanto que mulheres magras também buscam formas de eliminar a celulite.
Hereditariedade, problemas circulatórios e alterações hormonais são fatores que podem desencadear ou piorar a celulite. Mas o estilo de vida também tem tudo a ver com isso. Má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo, tensão emocional e excesso de toxinas no organismo estão entre as causas.
Lembrando que existem vários graus de celulite: desde aquele em que as depressões só aparecem quando você aperta a pele até aquele em que o problema está sempre visível. Nos graus mais avançados, pode até causar dor, sensibilidade e deixar a região mais fria. Então, eliminar a celulite pode ir além da estética.

Como eliminar a celulite?

Existem muitos tratamentos que podem melhorar o aspecto da celulite. Drenagem linfática, radiação infravermelha, radiofrequência, ondas de choque ou ondas acústicas e ultrassom focado estão entre os mais utilizados. Outras opções para eliminar a celulite são a radiofrequência invasiva e a aplicação ácido poliláctico.
Mas é importante destacar que nenhum tratamento para celulite funciona sem mudanças na alimentação e no estilo de vida. Assim, também são indicados: reduzir o consumo de açúcar e gorduras, tomar muita água e praticar exercícios físicos. As atividades aeróbicas ajudam na redução da gordura corporal, enquanto a musculação aumenta a firmeza para a pele. Por isso, colocar o corpo em movimento faz toda a diferença.
Converse com um dermatologista para saber quais tratamentos e recomendações são indicados no seu caso. Afinal, cada corpo tem uma resposta única.

Invista na prevenção

Muitos estudiosos consideram a celulite uma condição natural do corpo da mulher. No entanto, apontam formas eficientes tanto de prevenir o seu aparecimento quanto de evitar que o quadro se agrave. Anote as dicas dos especialistas:

  • Beba uma grande quantidade de água diariamente para melhorar a circulação sanguínea;
  • Diminua a ingestão de sódio, que pode causar retenção de líquido e inchaço;
  • Evite alimentos gordurosos e muito doces, como os das redes de fast-food;
  • Pare de fumar e livre seu corpo das toxinas;
  • Pratique alguma atividade física – isso vai melhorar a circulação sanguínea, além de reduzir a gordura corporal e diminuir as medidas.

Quer saber mais dicas e novidades em dermatologia? Tem aqui no blog!