Como escolher o médico que vai cuidar da sua saúde?

Quando o assunto é a saúde é preciso seriedade. Não dá para confiar em qualquer profissional. É essencial escolher um médico bom, competente e de preferência que atue de maneira humanizada para cuidar da sua saúde e/ou da saúde da sua família. Porém, como escolher um médico que atue dessa maneira e que tenha a qualificação necessária para cuidar da sua saúde?

Escolha um médico que atue de maneira humanizada?
Atuar de maneira humanizada significa atender o paciente com toda atenção que ele merece e necessita. É criar uma relação mais próxima com para ajudá-lo a solucionar os seus problemas de maneira efetiva. É saber dosar o tempo certo da consulta e atender sem pressa e com qualidade. Acima de tudo o atendimento humanizado pede respeito pelo paciente, paciência para ouvi-lo e examiná-lo.

Só se consulte com médicos que tenham o registro (CRM)
A sigla CRM significa Conselho Regional de Medicina é esse órgão que fiscaliza e regulamenta a Medicina nos estados brasileiros. Os médicos logo que se formam precisam obter um número de registro profissional junto ao CRM. Somente com esse registro que o médico pode atender. Sem ele, o médico fica proibido de atender e caso ele atenda, isso configura exercício ilegal da profissão. Portanto, só faça consulta com médicos registrados.

Opte por profissionais que atendam em sua região
Outro fator importante que deve ser considerado na hora de fazer a escolha de um médico para te acompanhar é a localização. Optar por profissionais que atendem próximo de onde você mora ou trabalha facilita a sua vida, agiliza o seu trajeto e evita que você tenha que despender muito tempo nos dias que você for se consultar.

Fique atento ao atendimento do médico e veja se ele foi humanizado, respeitoso e se cumpriu a regra dos “3Es”:

Escutar: ouvir suas queixas, problemas, sintomas e histórico médico
Examinar: se te examinou com o seu consentimento e se fez todos os procedimentos necessários;
Explicar: se teve paciência e calma para lhe explicar sobre seu caso, sobre o que examinou e sobre o tratamento que ele indicou.

Desejamos que com essas dicas você escolha um excelente profissional para acompanhar você e sua família.

Conheça os nossos médicos! Agende já sua primeira consulta 

Leave a reply