Alguns cuidados em casa podem ajudar a prevenir virose como gripe e o resfriado. Eventualmente usadas como sinônimos, existem diferenças entre ambas as doenças causadas por vírus.

Virose

resfriado, causado por diversos tipos de vírus, essa virose gera sintomas mais leves que os da gripe. É comum entretanto: febre baixa, dor no corpo em menor intensidade e sintomas nas vias aéreas superiores (espirro, obstrução nasal, o conhecido nariz entupido, coriza e dor e garganta).

Causada exclusivamente pelo vírus influenza, a virose chamada de gripe gera sintomas mais fortes, sendo comum febre alta, dores no corpo, fraqueza. Pode gerar os mesmos sintomas, anteriormente descritos, nas vias aéreas superiores, mas é comum acometer as inferiores também. Se não for corretamente cuidada pode causar graves quadros de pneumonia.

Por suas consequências serem mais graves, parte da população brasileira é anualmente vacinada contra a gripe, como forma de prevenção e garantindo menor incidência da doença no inverno, época em que costuma ser mais comum.

Mesmo sendo simples, vale a pena prevenir e evitar os sintomas dessas duas viroses que costumam atrapalhar nossa rotina sendo, inclusive, os principais motivos de afastando do ambiente de trabalho.

Vamos ver como transformar nosso lar em um foco de resistência para gripe e resfriado?

Lave as mãos

Antes das refeições, antes de preparar os alimentos, quando chegar da rua assim como quando mexer em dinheiro. Enfim, quando o assunto é manter as mãos limpas, lavá-las nunca é demais!

Ensine as crianças a ter esse hábito e tenha sempre um álcool gel para higiene fora de casa, em locais onde não possa usar água e sabonete para a limpeza.

Beba muita água

hidratação do corpo mantém as mucosas do nariz, da boca e dos olhos úmidas, ativando uma espécie de filtro que barra a entrada do vírus.

Uma boa dica é ter uma garrafinha com água sempre a mão (cada uma para um usuário, obviamente). Assim será impossível esquecer de consumir o líquido mais importante para nosso equilíbrio físico.

Mantenha sua casa sempre ventilada

É comum fechar as janelas nos dias mais frios, como forma de manter o ambiente mais aquecido. Tal procedimento, porém, é muito nocivo porque impede a circulação de ar. Isso concentra os vírus e bactérias, causadores das viroses, no ambiente e aumentando as chances de contaminação.

Não é preciso deixar a janela ou porta totalmente abertas. Uma pequena fresta é suficiente para renovação do ar e para um ambiente mais saudável.

Isso vale contudo para locais fechados como ônibus ou trem, onde tem muitas pessoas. Sempre que possível fique perto da janela e deixe uma pequena fresta aberta.

Cuidado com a higienização do lar

Lençóis, edredons, cobertores e travesseiros precisam estar sempre limpos e entre uma lavagem e outra podem ser expostos ao sol. Da mesma forma as vestimentas, em especial, as de tecido grosso ou de lã devem ser higienizadas ou ficarem no sol periodicamente.

Limpeza regular na casa ajuda a manter o ambiente saudável, afastando elementos nocivos ao bem estar da família. Já os alimentos precisam ser bem limpos e preparados, sendo corretamente refrigerados entre um consumo e outro.

Portanto, se houver alguém gripado ou resfriado em casa, evite compartilhar copos e talheres e cuide para a correta ventilação do ambiente.

Gripes e resfriados são comuns, especialmente em algumas épocas do ano. Dormir, se alimentar corretamente e praticar algum tipo de atividade física. São hábitos que levam a uma vida equilibrada assim como melhora a imunidade, ajudando a prevenir doenças. Os cuidados com nossa casa também são essenciais para evitar que essas viroses simples ataquem nossos familiares.

Enfim, mesmo com tantos cuidados, caso você sinta algum sintoma, procure um médico e siga direitinho as orientações. Agende uma consulta.